
A economia brasileira está crescendo acima ou por volta de 3% desde 2021, após o tombo de 3,3% em 2020 devido à pandemia. Se no primeiro momento crescer neste patamar ajudou a economia a sair da recessão, a manutenção desse patamar de crescimento pode trazer uma consequência grave.
“Se a economia não desacelerar, vai faltar mão de obra”, alerta a economista Margarida Gutierrez, professora titular da UFRJ, durante um painel nesta quinta-feira (13) no Smart Summit 2025, evento organizado pela InvestSmart XP e pela AZ Quest no Rio de Janeiro.
(…)
“Como garantir uma taxa de crescimento do PIB de 3% ao ano com essa restrição que se tem hoje no mercado de trabalho?”, pergunta Gutierrez, que aponta a baixa produtividade da economia brasileira como responsável pela elasticidade renda do emprego ser elevada no país. “E aumentar a produtividade exige tempo”, diz ao abordar que a receita de superação desse obstáculo não é obtida por políticas econômicas de curto prazo.
Estimativa do PIB do Brasil em 2025
A projeção de Gutierrez é de que a economia brasileira desacelere em 2025, com um crescimento estimado entre 1,5% e 2%, devido a três fatores internos principais que não estão relacionados ao mercado de trabalho.
(…)
Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.
Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.