
O Observatório Nacional (ON/MCTI) realizou em 13 de agosto a palestra “Hibridização humano-IA: quem está adotando quem?”, marcando o início de uma nova agenda de capacitações voltada à modernização institucional. O evento, ocorrido no Auditório Yeda Ferraz, contou com a presença do diretor do ON, Dr. Jailson Souza de Alcaniz, e de diversos servidores e colaboradores interessados nos impactos da inteligência artificial (IA) na gestão e na pesquisa.
Ministrada pelo Prof. Dr. André Fonseca (COPPEAD/UFRJ), a atividade integra a Estratégia ON+10, que busca preparar o órgão para os desafios tecnológicos futuros. Durante sua fala, o professor detalhou como a IA está deixando de ser apenas uma ferramenta para se tornar uma extensão do julgamento humano.
A fronteira serrilhada e a superioridade do híbrido
Um dos pontos centrais da palestra foi o conceito de “fronteira serrilhada” (jagged frontier). Segundo o Dr. André, a eficácia da IA não é uniforme: ela é extremamente produtiva em certas tarefas, mas ineficaz em outras que, por vezes, parecem similares.
[…]
Veja a notícia completa aqui.
Veja todas as nossas notícias clicando aqui.



