Padrões de comportamento levam a retornos medíocres?

Artigo: Prof. Claudio de Moraes

Você já se perguntou por que algumas pessoas que tiram notas muito altas em uma prova nem sempre repetem o feito na próxima? Ou por que equipes esportivas que têm uma temporada espetacular podem não alcançar o mesmo desempenho no ano seguinte? Esse fenômeno intrigante, chamado regressão à média, é um dos conceitos mais fascinantes da estatística e está intimamente ligado ao mais famoso método de estimação, mínimos quadrados ordinários. A história que conecta essas ideias nos leva por um passeio pela ciência e pela busca humana por padrões nos acontecimentos.

(…)

Quando usamos o método dos mínimos quadrados para ajustar uma linha de regressão, a regressão à média aparece naturalmente. Isso ocorre porque a inclinação da linha de regressão indica a força da relação entre as variáveis, algumas vezes acima e outras abaixo da reta.

Essa conexão entre os trabalhos de Galton e Gauss se tornou a base da análise de regressão linear moderna, usada em áreas que vão da economia à biologia. Economistas, por exemplo, utilizam regressão para prever como mudanças em impostos podem afetar o consumo. Cientistas de saúde analisam a relação entre hábitos alimentares e o risco de doenças, enquanto engenheiros de aprendizado de máquina usam o método para ajustar modelos que preveem padrões futuros com base em dados históricos.

(…)

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.

Rolar para cima
Rolar para cima