
Artigo: Claudio de Moraes
O novo Programa Desenrola do governo federal precisa ser lido com cuidado. À primeira vista, parece apenas mais um programa de renegociação de dívidas. Famílias endividadas, estudantes, empreendedores, agricultores e pessoas com dívidas bancárias passam a ter a possibilidade de renegociar débitos, obter descontos expressivos, limpar o nome e voltar a acessar algum tipo de crédito. Em um país com milhões de pessoas negativadas, juros altos e renda comprimida, seria insensível negar a importância imediata desse alívio.
Mas o ponto mais importante não está apenas na dívida que será renegociada. Está na economia que produz, de forma recorrente, famílias endividadas.
O problema se torna ainda mais grave quando lembramos que o Brasil segue entre os países com maior taxa de juros real do mundo. Isso ajuda a compreender uma das principais disfuncionalidades brasileiras: não se trata apenas de famílias que se endividam demais, mas de famílias que se endividam dentro de uma estrutura de juros reais extremamente pesada.
Veja o artigo completo aqui.
Veja todas as nossas outras notícias clicando aqui.



