
Centro de Estudos em Estratégia e Inovação
Há mais de 14 anos, um grupo de pesquisadores e professores do Coppead se dedica a compreender a reconfiguração de negócios e empresas impactadas por novas tecnologias. Essas pesquisas levaram a aplicação dos conceitos de ecossistemas de negócio, plataformas, mercados de múltiplos lados, cenários para o planejamento estratégico e novos modelos de posicionamento.
Em 2010, foi formalizado o Centro de Estudos em Estratégia e Inovação, logo a seguir apoiado pelas Organizações Globo, com a Cátedra Globo de Estratégia e Mídias Digitais.
Repercussão Acadêmica
- 50 Pesquisas concluídas
- 6 Teses de Doutorado
- 36 Dissertações de Mestrado
- 20 Artigos publicados em periódicos
- 8 Estudos publicados em periódicos internacionais
- 39 Trabalhos Apresentados em Congressos
- 6 Apresentações em Congressos Internacionais
- 1 Prêmio de Melhor Artigo em Congresso (Raimar Richards Award)
- 22 Menções na Mídia
- 70 Participações em Bancas de Mestrado e Doutorado
- 1 Liderança de Tema no Anpad
Diálogo entre Teoria e Prática
- Estratégia e Inovação (Ecossistemas, Cenários, Inovação Radical e Disruptiva, Armadilhas e Respostas das Incumbentes, Modelos de Negócios);
- Liderança (Perfil e atuação do Líder Inovador);
- Marketing (Modelos de Adoção e Difusão de Tecnologias, Modelos de Motivação e Uso de Mídias, Algoritmos, Influência de AI na Educação)
Trabalhos Publicados
- Estratégia e Inovação (Ecossistemas, Cenários, Inovação Radical e Disruptiva, Armadilhas e Respostas das Incumbentes, Modelos de Negócios);
- Liderança (Perfil e atuação do Líder Inovador);
- Marketing (Modelos de Adoção e Difusão de Tecnologias, Modelos de Motivação e Uso de Mídias, Algoritmos, Influência de AI na Educação)Título: The Convergence Challenge: an analysis of the ecosystem of free-to air TV in Brazil / Periódico: Revista de Administração da USP
- Título: A New Conceptual Model for Business Ecosystem Visualization and Analysis / Periódico: Revista de Administração Contemporânea
- Título: O Impacto das Novas Mídias para os Anunciantes Brasileiros / Periódico: Revista de Administração da USP
- Título: Métricas, Mídias e Anunciantes: Discutindo a Relação / Periódico: Revista Brasileira de Marketing
- Título: From Print to Screen: Changes and Challenges Facing The Brazilian Publishing Industry / Periódico: Revista de Administração da USP
- Título: Eletronic Media Use: Towards an Integrative Model / Periódico: Journal of Global Information Management
- Título: O Impacto das Mídias Sociais Digitais na Comunicação Organizacional das Empresas / Periódico: Revista Future Studies
- Título: Adoção de Inovação em Mercados em rede: Uma análise da Introdução do Livro didático digital no Brasil / Periódico: Revista de Administração e Inovação
- Título: The Future of Newspaper: An Analysis from the Consumers Perspective / Periódico: Journal of Marketing Trends
- Título: Análise da Inovação no Processo de Convergência Midiática: O Caso da Indústria de Jornais Brasileira / Periódico: Revista Gestão e Desenvolvimento
- Título: Esporte Interativo: Esporte Interativo e o dilema de distribuição de conteúdo: Um estudo de caso para ensino / Periódico: Podium
- Título: Contagious Content: Viral Video Ads Identification of Content Characteristics that Help Online Video Advertisements Go Viral / Periódico: Remark
- Título: Proposition and Test of an Integrative Model for Media Use / Periódico: Handbook of Research on Technology Adoption, Social Policy, and Global Integration
- Título: Charting Ecosystems of Complex Phenomena: The Precision Medicine Case / Periódico: Biomedical Journal of Scientific & Technical Research
- Título: Sustainable Insurance Assessment: Towards an Integrative Model / Periódico: Geneva Papers
- Título: Future scenarios for the Brazilian energy ecosystem / Periódico: Futures
- Título: Present and Future of the Space Sector / Periódico: Space Policy
- Título: Proposition of a Taxonomy to Understand the Sharing Economy / Periódico: Australasian Marketing Journal (aceito para publicação)
- Título: Reflexões sobre Casos de Ensino Memoráveis – Editorial / Periódico: RAC
- Título: Genetic services diffusion in the precision medicine ecosystem / Periódico: International Journal of Pharmaceutical and Healthcare Marketing (IJPHM)Estratégia e Inovação (Ecossistemas, Cenários, Inovação Radical e Disruptiva, Armadilhas e Respostas das Incumbentes, Modelos de Negócios);
- Liderança (Perfil e atuação do Líder Inovador);
- Marketing (Modelos de Adoção e Difusão de Tecnologias, Modelos de Motivação e Uso de Mídias, Algoritmos, Influência de AI na Educação)
Coordenação
Equipe

Daniela Abrantes
Professora Associada
Marco Rodrigues
Doutor
Antonio Batista
Doutorando
Bruno Fernandes
Doutorando
Creso Macedo
Doutorando
Eliane Vargas
Doutoranda
Felipe Vogas
Doutorando
José Augusto
Doutorando
Mateus Coimbra
Doutorando
Rodolfo Wadowski
Doutor
Roger Luz
Doutorando