
Centro de Estudos em Consumo – CEC
Coordenado pelas professoras Leticia Casotti, Maribel Suarez e Roberta Campos, o CEC pretende estimular o olhar pluralizado sobre as práticas de consumo e gestão contemporâneos, inspirando pesquisadores, governo, empresas e mesmo consumidores a enxergarem novos ângulos de suas práticas cotidianas.
O centro ainda tem o objetivo de aprofundar e gerar conhecimento sobre métodos qualitativos (ex: método dos itinerários, netnografia, história de vida, análise de textos culturais, etnografia de consumo), que produzam integração de diferentes áreas das Ciências Humanas, como a Sociologia, a Antropologia e a Psicologia, com o objetivo de gerar informações e reflexões sobre questionamentos de Marketing, tanto no âmbito acadêmico quanto empresarial.
Projetos de Pesquisa
Comportamento do Consumidor
Subprojetos:
- Cultural Branding;
- Consumidor Produtor;
- Anticonsumo;
- Abandono do Consumo.
- Marketing e Mídias Sociais
- Estratégias da Indústria Tabagista no Brasil
- Gênero e Consumo
- Consumidora Negra
- Consumidor Vulnerável
- Turismo na Terceira Idade
Produção Científica
Livros e Capítulos
Cultura e Consumo no Brasil: estado atual e novas perspectivas

Cap. 1: Preparando o Caminho para a Chegada da Consumer Culture Theory . Por Roberta Campos, Thaysa Nascimento e Valeria de Pinho. A área de cultura e consumo é sempre uma desafiadora aventura. Os artigos encontrados nesse livro são, ao mesmo tempo, um guia e uma viagem para os que se interessam por esse tipo de aventura do conhecimento. O campo se constrói a partir de outras áreas que nos inspiram, nos apoiam e nos ensinam a como lidar com a serendipidade do consumo. A abordagem interpretativa traz para o conhecimento mais flexibilidade no lugar das generalizações, mais tolerância no lugar da busca por verdades e mais relativismo no lugar da busca por segurança. In: Marcelo de Rezende Pinto; Georgiana Luna Batinga. (Org.). Cultura e Consumo no Brasil: estado atual e novas perspectivas. 1ed.Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2018, v. 1, p. 55-62.
O Tempo da Beleza

Lançado em 2008, o livro O Tempo da Beleza, Consumo e comportamento feminino: novos olhares, organizado por Leticia Casotti, Maribel Suarez e Roberta Dias Campos, é o resultado da pesquisa “Beleza no Cotidiano” desenvolvida pela Cátedra L’Oréal de Comportamento do Consumidor. O trabalho foi realizado com mulheres cariocas, de classe alta e com idades entre 17 e 55 anos, aplicando-se o Método dos Itinerários – investigação executada no ambiente doméstico das entrevistas –, apresentando-se depoimentos e fotos dos produtos para definir, de forma mais próxima da realidade, o comportamento e o consumo de produtos de higiene pessoal e cosméticos. Reúne, ainda, artigos de psicólogos, antropólogos, economistas e sociólogos, levando o leitor a uma reflexão sobre as diferentes culturas, o funcionamento acadêmico das sociedades e as particularidades do nosso tempo, dissociando, assim, o tema do usual universo da futilidade.
À Mesa com a Família

Através de uma pesquisa qualitativa, Letícia Casotti oferece, neste livro, uma visão abrangente das preferências, dos conflitos e mesmo das perplexidades por que passam os consumidores de alimentos brasileiros. Com um texto envolvente, sinaliza, neste estudo que teve origem em sua tese de doutorado na área de Inovação Tecnológica e Organização Industrial (ITOI), importantes pontos para serem pensados e aproveitados por empresas e profissionais ligados ao consumo de alimentos.
Relações com os Consumidores: Experiências Brasileiras

Produzir um conhecimento a respeito das especificidades presentes nas relações com o consumidor brasileiro é um desafio que precisa ser encarado por pesquisadores e executivos no nosso país. Em Relações com os Consumidores: Experiências Brasileiras, estão descritos casos recentes de empresas em atuação no Brasil, através dos quais o leitor pode conhecer e se aprofundar em aspectos práticos e conceituais relativos ao Marketing de Relacionamento, como a implementação de CRM (Customer Relationship Management), a atuação dos SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor) e Reclamações. Por Leticia Casotti e Maribel Suarez.
Etnografias Possíveis – experiências etnográficas sobre consumo no ambiente urbano

GALINDO, F. ; SUAREZ, M. C. . Sociabilidades e estratégias de ação: em estudo netnográfico sobre demanda e consumo antes do lançamento do produto – caso HB20. In: Maria Elisabeth Goidanich; Solange Riva Mezabarba. (Org.). Etnografias Possíveis – experiências etnográficas sobre consumo no ambiente urbano. 1ed.Rio deJjaneiro: Ponteio, 2014, v. , p. 239.
Research in Consumer Behavior

Suarez, Maribel Carvalho ; CHAUVEL, Marie Agnes . Different Ways of Saying Goodbye: Outlining Three Types of Abandonment of a Product Category. In: Russell W. Belk; S Soren Askegaard; Linda Scott. (Org.). Research in Consumer Behavior. 1ed.: Emerald, 2012, v. 1
Corpo, Envelhecimento e Felicidade

CASOTTI, Letícia Moreira ; CAMPOS, Roberta Dias . Consumo da beleza e envelhecimento: histórias de pesquisa e de tempo. In: GOLDENBERG, MIRIAN. (Org.). Corpo, Envelhecimento e Felicidade. 1ed.: , 2011, v. , p. 109-132
Meals in science and pratice

CASOTTI, Letícia Moreira . Brazilians meals. In: Meiselman, Herb. (Org.). Meals in science and pratice. Cambridge: Woodhead Publishing Limited, 2009, v. , p. -.
Ética, sustentabilidade e sociedade: Desafios da nossa era

SUAREZ, Maribel Carvalho ; CASOTTI, Letícia Moreira . Orientação para mercado do Terceiro Setor – A arte do Afro Reggae. In: Chauvel, Marie Agnes; Cohen, Marcos. (Org.). Ética, sustentabilidade e sociedade: Desafios da nossa era. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009, v. , p. –
Consumo na Base da Pirâmide: Estudos Brasileiros

HAUVEL, Marie Agnes ; SUAREZ, Maribel Carvalho . Consumidores pobres e insatisfação pós-compra: eles não têm respeito pela gente. In: Angela da Rocha, Jorge Ferreira da Silva. (Org.). Consumo na base da pirâmide estudos brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2009, v. 1, p. 179-204. SUAREZ, Maribel Carvalho ; Motta, Paulo Cesar ; BARROS, C. . Consumo e castigo: um retrato das relações de consumo no seriado A Diarista. In: Angela da Rocha; Jorge Ferreira da Silva. (Org.). Consumo na base da pirâmide estudos brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2009, v. 1, p. 205-224. CASOTTI, Leticia Moreira ; SUAREZ, Maribel Carvalho ; DELIZA, R. . Consumidores de alimentos nas famílias de baixa renda: compartilhando achados, experiências e aprendizados. In: Angela da Rocha; Jorge Ferreira da Silva. (Org.). Consumo na base da Pirâmide estudos brasileiros. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2009, v. 1, p. 245-255
Indústrias Criativas no Brasil

OGURI, Lúcia Maria Bittencourt ; CHAUVEL, Marie Agnes ; SUAREZ, Maribel Carvalho . TV: O processo de criação das telenovelas. In: Tomas Wood Jr.; Pedro F. Bendassoli, Charles Kirschbaum, Miguel Pina e Cunha. (Org.). Industrias Criativas no Brasil. 1ed.São Paulo: Atlas, 2009, v. 1, p. 84-96
À la recherche du consommateur: nouvelles techniques pour mieux comprendre le client

BÉJI-BÉCHEUR, Amina ; CAMPOS, R. D. . La méthode des itinéraires. In: Delphine Dion. (Org.). A la recherche du consommateur: nouvelles techniques pour mieux comprendre le client. 1ed.Paris: Dunod, 2008, v. 1, p. 51-70.
Teses
- A Transformação do Gosto em Contextos de Instabilidade Socioeconômica: Uma Investigação etnográfica no município de Santana do Acaraú, Ceará.
Lucivania Filomeno Ponte – 2020 - Criação e Destruição de Valor em Prática de Consumo do Sol.
Débora Bogea da Costa Tayt-Son – 2018 - Socialização do Consumidor Adulto e Desdobramentos na Maternidade Independente.
Catia Silva da Costa Moreira – 2017 - Valores Hedônicos e Utilitários na Compra do Automóvel: Experiências de Consumo na Classe Média Emergente.
Tonny Kerley Rodrigues – 2017 - NÃO USO: significados e Processos.
Caroline Agne Vanzellotti – 2016 - A Eterna Criança e as Barreiras do Ter: consumo de pessoas com Síndrome de Down e suas famílias.
Marina Dias de Faria – 2015. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Orientador: Letícia Moreira Casotti. - Práticas de Consumo em uma Ecovila: uma investigação etnográfica.
Fernanda Chagas Borelli – 2014. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
Orientador: Letícia Moreira Casotti.
Clique aqui para acessar a tese - Consumidores de Baixa Renda e suas Reclamações: estudo em um núcleo de defesa do consumidor.
Marcus Wilcox Hemais – 2013. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Orientador: Letícia Moreira Casotti.
Clique aqui para acessar a tese - Consumo erótico feminino e cultura material.
Luciana Castello da Costa Leme Walther – 2012. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Coorientador: Letícia Moreira Casotti.
Clique aqui para acessar a tese - Resistência à Maquiagem: práticas cotidianas e não consumo.
Eliane Bragança de Matos – 2011. Tese (Doutorado em Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração – CEPEAD) – Universidade Federal de Minas Gerais.
Coorientador: Letícia Moreira Casotti.
Clique aqui para acessar a tese - A Transmissão Familiar como Chave de Leitura do Processo Difusão de Inovações: uma investigação interpretativa e microssocial da adoção e consumo de produtos de beleza.
Roberta Dias Campos – 2010. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal do
Rio de Janeiro.
Orientador: Letícia Moreira Casotti.
Clique aqui para acessar a tese
CEC na Imprensa
Novos hábitos de consumo é tema de entrevista da Professora Roberta Campos para O GLOBO
Professor Roberta Campos concede entrevista à EBC sobre o comportamento dos consumidores durante a pandemia
Dissertações de Mestrado vencem concurso da Casa Firjan
Coordenação
Equipe

Ana Raquel Rocha
Pesquisadora
Catia Moreira
Pesquisadora
Camila Braga
Pesquisador Associado
Izabela Domingues
Pós-doutoranda
Camila Barros
Assessora Acadêmica
Lucivania Ponte
Doutora
André da Fonseca
Doutorando
Caroline Goldstein
Doutoranda
Cristina Perez
Doutoranda
Elisa Priori
Doutoranda
Fernanda Burjack
Doutoranda
Flavia Fracalanzza
Doutoranda
Flavio Medeiros
Doutorando
Karla Algelkorte
Doutoranda
Raphael de Almeida
Doutorando
Renata Domingues
Doutoranda
Renata Garanito
Doutoranda
Talita Peixoto
Doutoranda
Thaysa do Nascimento
Doutoranda
Amanda Leal
Mestranda
Diogo Vivacqua
Mestrando
Eduardo Madella
Mestrando
Flavio Crelier
Mestrando
Beatriz Sadler
Iniciação Científica FAPERJ
Caio Aguiar
Iniciação Científica PIBIC
Leticia Braz
Iniciação Científica FAPERJ
Lucas Mulim
Iniciação Científica FAPERJ
Nathalia Paiva
Iniciação Científica PIBIC