
Parece difícil de acreditar, mas os brasileiros tendem a colocar em pirâmides financeiras e apostas esportivas on-line valores similares aos que investem em aplicações financeiras tradicionais, mostra estudo da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ebape). Ou seja, os brasileiros não diferenciam pirâmides e apostas dos investimentos tradicionais.
O estudo indica ainda que os brasileiros expostos a propagandas de sites de apostas, seja na internet ou na televisão, tendem a investir mais em esquemas de pirâmide. Por isso, os autores do estudo defendem que a publicidade dos sites de apostas deveria ser regulamentada e fiscalizada.
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Outro dado preocupante é que 22% dos apostadores acham que as apostas são uma forma de investimento.
Nas apostas, o ganho pode ser alto, mas a chance de perda é muito maior. Já nos investimentos espera-se um ganho, mesmo que a longo prazo.
” Antes de apostar ou de investir, recomendo buscar educação financeira e estudar qual é a remuneração e os riscos esperados ” afirma Rodrigo Leite, professor de finanças e controle gerencial do Coppead/UFRJ, que também participou do estudo.
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